Fique de olho!
iPhone de Vitrine
iPhone de Vitrine vale a pena? Aqui falamos sobre e trazemos aspectos importantes que vão te ajudar na decisão!
TechN'Olho
11/16/20242 min read
iPhone de Vitrine: É confiável?
Você que está procurando seu novo iPhone no mercado de usados, com certeza já se deparou com um anúncio desse tipo: “ iPhone novo, nunca usado! Aparelho de Vitrine!”.
Nesse Post vamos trazer a verdade por trás desses anúncios que invadem os principais market place.
O que significa “ iPhone de Vitrine”?
Como o próprio nome diz, são iPhones que ficam expostos em lojas físicas. Aparelhos que podem ficar dentro de um balão para exposição quanto em bancadas expositoras, onde os consumidores têm acessos e podem realizar os testes que quiserem. Em ambas as situações, não são aparelhos novos. Em todos os sentidos, já foram retirados da caixa e ativados para algum tipo de uso.
Como funciona o mercado de Aparelhos de Vitrine:
Em grande maioria, os lojistas recorrem à essa prática ao renovarem o seu estoque. Em alguns casos específicos, a informação do aparelho ser um de Vitrine fica clara na exposição do produto. Os valores nesses casos podem corresponder à 50% de desconto em relação ao produto lacrado, sem uso.
Alguns varejistas não praticam esse método de negócio com os itens de fim de estoque, ou praticam com outros tipos de mercadoria ( notebooks, etc)
Então, qual o risco?
Aparelhos de Vitrine apresentam maiores desgastes devido ao uso mais intenso como, por exemplo, os aparelhos que ficam expostos em bancadas para testes dos consumidores. Nesses casos, o aparelho se mantém conectado à fonte de energia desde o momento que é aberto e colocado em exposição. Essa prática eleva o índice de degradação de seus componentes ( bateria, placa, etc) e podem apresentar defeitos em curto prazo de tempo após a compra. Em todos os casos o aparelho pede apresentar arranhões ou outros detalhes visuais devido ao manuseio.
Em outros casos, lojistas mal intencionados, utilizam dessa tática para vender aparelhos remanufaturados, que são montados com peças paralelas e de qualidade inferior às originais. Lembrando, somente a Apple comercializa componentes originais para seus produtos. Ou seja, telas e baterias que podem estar instaladas nos aparelhos, dificilmente serão originais. Existem diversas matérias publicadas em sites e blogs tratando desse tema e apontando o risco em realizar a compra de tais produtos com fornecedores de origem duvidosa.
Conclusão
O melhor a se fazer é buscar vendedores e lojas de confiança que ofereçam garantia do aparelho. Dessa forma você estará sendo resguardado de possíveis problemas. Existem lojas que trabalham com aparelhos remanufaturados e que oferecem garantia de 1 ano ou 2, ao contratar a garantia adicional.

